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Você sabe o que é lead? Esse termo, por mais que você possa não conhecê-lo, representa uma engrenagem vital para o funcionamento das estratégias de marketing mais atuais e eficientes do mercado.

Continue lendo este post e descubra o que isso significa para o seu negócio!

O que é lead?

Primeiramente, vamos te dizer o que não é um lead com uma pequena analogia.

Sabe aquela pessoa que está andando pelo shopping, olha para uma vitrine, entra na loja e sai em alguns segundos ou minutos depois de apenas dar uma “olhadinha” nos produtos?

Isso não é um lead, e sim apenas um visitante.

Um lead seria alguém que, antes de sair da loja, deixa algum tipo de contato para receber mais informações sobre um produto ou serviço específico. É uma pessoa que demonstra um interesse grande, ao ponto de querer ser contactada pela empresa depois.

Fazendo a comparação com o mundo digital, o lead é aquela pessoa que entra em seu site e preenche um cadastro com o e-mail, enquanto o visitante é alguém que apenas lê alguma informação e vai embora seu nenhum tipo de interação.

Concluindo: leads são pessoas interessadas em um produto ou serviço e que trocam o seu contato para receber algum tipo de informação ou oferta.

Qual é a importância do lead?

No exemplo citado acima, é dito que a pessoa que visitou uma loja e saiu sem deixar nenhum tipo de contato não é um lead. A questão é que essa pessoa poderia ser um, afinal de contas, não é muito comum que lojas incentivem seus clientes a deixarem um contato sem que eles façam uma compra antes.

Na internet, no entanto, isso é diferente.

No marketing digital, há algo chamado de aquisição de leads, que basicamente é o ato de montar uma estratégia voltada à obtenção de e-mails e telefones.

E por que investir em uma estratégia que não é focada diretamente na venda?

Porque é muito mais fácil vender para alguém que já demonstra ter algum tipo de interesse pelo seu negócio do que tentar vender para quem que só estava “dando uma olhadinha”.

Se a pessoa teve o trabalho de clicar em um formulário e preencher suas informações, é porque ela tem um interesse maior. Transformar o visitante em um lead é apenas o primeiro estágio de uma estratégia que visa a criar um relacionamento entre audiência e empresa, para somente depois fechar uma venda.

As estratégias de aquisição de leads geralmente oferecem algo gratuito, como e-books, softwares de demonstração e infográficos.

Isso significa que quando alguém faz um cadastro em um banco de dados para obter uma dessas ofertas, a pessoa não está interessada no preço daquilo que você oferece, e sim nas vantagens proporcionadas.

A aquisição de leads serve como uma espécie de filtro, um indicador de que aquele pode ser um cliente capaz de ser fidelizado pelas vantagens que o seu produto tem a oferecer.

Ao fazer essa filtragem, você está adicionando garantias de sucesso para o seu negócio, visto que o lead passará por todo um processo que visa a aumentar as chances da compra.

É muito mais fácil vender quando um vendedor faz uma boa abordagem do que vender para pessoas que apenas olham a vitrine e não entram em contato algum com a loja. Toda a estratégia que envolve os leads segue exatamente essa lógica.

Como obter leads para o meu negócio?

As formas mais comuns de se fazer isso no meio digital são pelas redes sociais e por meio da produção de conteúdos, principalmente em blogs.

Pense nesses espaços como se eles fossem as suas vitrines online. Tudo o que você precisa fazer é conseguir chamar atenção das pessoas, com bons títulos, chamadas e imagens, e deixar que o conteúdo faça o papel de vendedor.

Nós falamos mais detalhes sobre isso em um post sobre blogs para negócios.

Conseguiu entender o que é lead e por que vale a pena trabalhar com isso? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de ainda mais informações que ajudarão seu negócio no meio digital. Até a próxima!

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