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Uma das melhores práticas de marketing para pequenas empresas é o marketing de conteúdo. Ao disponibilizar materiais úteis e de qualidade para seu público-alvo, as pessoas interessadas verão sua marca como referência no setor e, eventualmente, se tornarão seus clientes.

Quando falamos em conteúdo, nos referimos a posts no blog da organização, vídeos, e-books e outros tipos de recursos relevantes tanto para seu público cativo quanto para clientes em potencial. Mas como gerenciar tudo isso?

É o que vamos descobrir neste post. Acompanhe!

O que é gestão de conteúdo?

Essa gestão consiste em todo o processo que envolve planejar, criar, armazenar, publicar e divulgar peças relacionadas a uma estratégia de conteúdo, além de organizar o material necessário para isso — textos, imagens, arquivos etc.

As principais ferramentas para ordenar esse processo são um CMS e um calendário editorial.

CMS é a sigla em inglês para Content Management System — ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Dois dos sistemas desse tipo mais utilizados no mercado são o WordPress e o Joomla!.

Já o calendário editorial é uma espécie de agenda com o objetivo de otimizar a gestão de conteúdo. Com uma programação detalhada sobre os temas e datas das publicações, ele ajuda você e sua equipe a criarem disciplina para planejar, desenvolver, revisar e publicar os materiais periodicamente.

Como fazer gestão de conteúdo?

Para evitar erros e custos desnecessários, é sempre bom começar com o planejamento.

Analise as características do público-alvo que você quer atingir. Com base nisso, defina qual será a temática do seu material. Determine também uma frequência de publicação que você seja capaz de respeitar — diária, semanal, mensal etc.

Tudo pronto? Agora é só seguir os seguintes passos sempre que for produzir um novo conteúdo.

1. Guarde suas ideias e referências

Crie um repositório de ideias para acrescentar notas e referências sempre que elas aparecerem. Usando aplicativos como o Evernote para organizar os seus insights, você terá uma reserva de assuntos acessíveis para futuras pautas.

Para ajudar a alimentar essa coleção, vale assinar newsletters de blogs pertinentes, frequentar eventos, ler livros de autores da sua área de atuação e, principalmente, conversar com os seus clientes para descobrir as suas principais dúvidas.

2. Pesquise

Quando você já souber o assunto que abordará, é hora de pesquisar. Algumas das fontes de ideias podem servir como referência, mas tente ir um pouco além. Procure outras informações para descobrir dados mais completos.

Fazendo uma boa pesquisa, seu conteúdo terá mais credibilidade e você ficará tranquilo por saber que ofereceu aos leitores um conhecimento confiável e de qualidade.

3. Escreva o conteúdo

Mesmo que a mídia escolhida para disseminar conteúdo não seja em texto, é sempre bom criar um roteiro para organizar as suas ideias. Por isso, mesmo que você produza vídeos ou podcasts, é importante dar valor ao ato de escrever.

Estruture bem o texto, preze pela clareza das ideias e transmita o conhecimento com uma linguagem adequada ao veículo escolhido. É normal que um post seja um pouco mais formal que um vídeo, por exemplo.

Mas atenção! Cuidado com termos muito técnicos. Use uma linguagem leve, mas sempre com profissionalismo, como se estivesse conversando com um cliente.

4. Divulgue o conteúdo

A divulgação é tão importante quanto a criação, afinal, seu conteúdo precisa chegar às pessoas.

Use redes sociais como FacebookTwitter e LinkedIn para divulgar seus materiais. Se você tiver uma lista de e-mail com leitores e clientes, utilize também o e-mail marketing para transmitir as suas novidades.

Sabemos que seguir todos esses passos exige esforço, mas ele será recompensado com uma maior notoriedade da marca e melhores resultados nas vendas. Entretanto, se você acha que ainda não tem condições de gerenciar conteúdo internamente, recomendamos a contratação de uma agência especializada. A parceria com esse tipo de empresa pode auxiliá-lo na criação de materiais exclusivos e na execução eficiente da estratégia.

E aí, o que achou das nossas dicas de marketing para pequenas empresas? Gostou de aprender mais sobre gestão de conteúdos? Então curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro das próximas atualizações!

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