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Há alguns anos o marketing de conteúdo começou a ficar mais popular pelo Brasil, mas mesmo assim ele ainda é pouco conhecido por gestores e empresários. Uma das perguntas mais frequentes que essas pessoas fazem quando são apresentadas ao assunto é: “em quanto tempo esse novo tipo de marketing começa a dar resultado?”.

Agora você não precisa mais ter essa dúvida, pois vamos esclarecê-la neste post para que você decida se realmente vale a pena investir no marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo x Campanhas de marketing

As campanhas de marketing são basicamente compostas por uma sequência de conteúdos promovidos nas mais diversas plataformas para guiar um público a uma determinada venda depois da criação de um tipo específico de relacionamento. Essa é uma boa abordagem com resultados de curto e médio prazo, mas com um grande custo de execução.

Já o efeito do marketing de conteúdo é algo que pode ser sentido em curto, em médio e em longo prazo. Isto porque quando você cria um conteúdo ele pode ser atemporal e servir para atrair clientes por muito tempo para a sua empresa. Certamente, dura muito mais do que o tradicional panfleto ou outdoor do marketing tradicional.

Prazos de retorno do marketing de conteúdo

1. Em curto prazo

A primeira premissa do marketing de conteúdo é fomentar um relacionamento entre empresa e cliente para aumentar as chances de venda e fidelização. E esta ação marketing funciona baseada em instrumentos e dados que a sua empresa, provavelmente, já possui, e que ainda podem não ser devidamente utilizadas. Por exemplo, se a empresa está nas mídias sociais, ou se possui um blog ou site, você já está imerso nessa realidade digital.

O número de seguidores que você possui, assim como a lista de e-mails — feitos alguns ajustes — são os veículos essenciais para que o marketing de conteúdo possa promover sua empresa.

  • Publique os conteúdos relevantes como textos, vídeos e imagens
  • Compartilhe esses conteúdos por meio de suas plataformas online, como redes sociais e listas de e-mail.

Seu alcance aumentará nessas plataformas e resultados parciais serão vistos em curto prazo. 

2. Em médio e em longo prazo

A segunda premissa do marketing de conteúdo é justamente atrair um novo público por meio do ranqueamento em motores de busca como o Google.

Resumidamente, funciona assim: Para aparecer dentre os primeiros resultados de uma determinada pesquisa no Google você não precisa necessariamente pagar por isso. O gigante das buscas ordena os resultados por ordem de relevância para o público e, um dos objetivos do marketing de conteúdo, é fazer com que o seu conteúdo — geralmente texto— seja um dos primeiros resultados dessa pesquisa. Para fazer isso você precisará de:

  • um bom blog que seja atualizado constantemente e seja responsivo para dispositivos móveis;
  • conteúdos projetados levando em consideração a otimização dos processos de busca;
  • plano de ação baseado no perfil do seu público-alvo para determinar a ordem de produção dos conteúdos.

As vantagens disso são claras. Você não só economizará uma grande verba que seria utilizada com anúncios, como será encontrado por pessoas que não conhecem seus produtos ou serviços e que estavam procurando por algo relacionado a eles.

É aqui que entra o fator de médio e longo prazo do marketing de conteúdo. Ranquear no Google pode demorar semanas ou até meses, mas muitas vezes vale a pena esperar este tempo todo.

Primeiro, porque durante esse período você não terá produzido apenas um conteúdo, mas vários deles, talvez algumas dezenas. Imagine só a economia feita ao não ter que pagar por dezenas de resultados nas primeiras páginas de pesquisas com palavras-chaves distintas?

Em seguida, temos a duração desse ranqueamento. Muitos textos costumam ficar meses, um ano ou até mais tempo do que isso na primeira página. Isso significa que seus conteúdos são como ativos que continuam rendendo depois de muito tempo.

Vale dizer que não existe uma estratégia de marketing certa ou errada. Tudo depende da situação do seu negócio e de seus objetivos.

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