Para que uma estratégia de Inbound Marketing funcione adequadamente, é necessário tempo de dedicação e consistência. Quando sua página possui certo nível de visibilidade, é natural que esse índice cresça progressivamente. Contudo, chegar ao primeiro degrau desse nível pode demandar certo esforço, pois é necessário adquirir destaque. Nesse momento, as mídias pagas são aliadas valiosas.
Quer saber como a mídia paga pode impulsionar sua estratégia de Inbound Marketing? No post de hoje resolveremos suas dúvidas.
Qual a diferença entre mídia orgânica e mídia paga?
Você já sabe a diferença entre a mídia orgânica e a paga? É importante ressaltar o conceito de cada uma para saber como elas podem contribuir entre si.
A mídia orgânica, também chamada de marketing de conteúdo, é aquela em que a atração de usuários na internet se dá de forma natural, com posts em blog e SEO, por exemplo. A visibilidade que o negócio adquire se deve à qualidade da página e dos algoritmos das redes sociais e mecanismos de busca.
A mídia paga, por outro lado, é a divulgação de seu conteúdo por meio de promoções nas redes sociais ou da criação de anúncios pagos em mecanismos de busca. Isso dá destaque para as suas publicações, direciona-as para determinados usuários e atingindo mais pessoas de um modo mais eficaz.
Quais são os impactos positivos da mídia paga no Inbound Marketing?
O Inbound Marketing pressupõe a atração de potenciais clientes por meio do engajamento em suas páginas, blogs e redes sociais. No entanto, para conquistar organicamente uma quantidade de tráfego interessante em curto prazo, é interessante utilizar as mídias pagas.
Por meio das mídias pagas, você divulga melhor as páginas de seu negócio e direciona seus anúncios para um número maior de pessoas. Isso aumenta substancialmente o tráfego em suas páginas, e, com as ferramentas certas, essas pessoas, que há minutos atrás sequer sabiam da existência de sua empresa, podem ter acesso ao que você tem a oferecer. No tópico a seguir vamos lhe mostrar como isso funciona na prática.
Como usar mídia paga em uma estratégia Inbound?
Anunciar em mecanismos de busca
Mecanismos de busca como Google, Bing e Ask possuem suas próprias ferramentas de anúncios. O Google AdWords, claramente a mais consolidada delas, posiciona suas páginas em destaque quando determinada palavra-chave é pesquisada no mecanismo, ou em páginas com conteúdo semelhante. Ela direciona seus anúncios conforme um perfil aproximado do usuário, podendo atingir a persona de seu negócio com eficiência.
Quanto mais buscada for a palavra-chave, mais caro será o anúncio, portanto delimitar a abrangência do serviço — sejam os detalhes dele ou o local da empresa, por exemplo — gera um custo menor de anúncio e maior possibilidade de encontrar um público interessado.
Promover publicações
Promover publicações é uma atividade utilizada em redes sociais como o Facebook, o Twitter, o Instagram e o LinkedIn. Todas essas plataformas possuem ferramentas com funcionalidades semelhantes, e colocam em destaque a publicidade ou o conteúdo de sua página no feed de outros usuários que possuam gostos semelhantes ou que sejam de determinado segmento.
O LinkedIn, por exemplo, permite o direcionamento de seu anúncio para pessoas de determinados cargos em empresas de determinadas áreas. Todas as outras possuem opções de local, idade, gênero e vários filtros para garantir que o anúncio apareça para uma pessoa que realmente possa ser interessada no produto.
Fazer retargeting
O retargeting ou remarketing é uma prática geralmente utilizada por empresas de e-commerce. Por meio dela, se um usuário visitou a página de um negócio e visualizou um produto ou colocou algo no carrinho e não realizou a compra, é possível que um anúncio desse mesmo produto apareça em outras páginas para incentivar a compra ou divulgar uma promoção.
Não tenha medo de aliar sua estratégia de Inbound Marketing às mídias pagas! Analise o comportamento de seu público alvo e considere impulsionar a divulgação de seu negócio por meio de anúncios em mecanismos de busca, impulsionamento em redes sociais e remarketing, e veja como isso ajuda na visibilidade de sua página, e até mesmo na fidelização de seus clientes!
Agora que você sabe como a mídia paga pode complementar sua estratégia de marketing, compartilhe com seus amigos e mostre as vantagens dessa prática!