Sucesso e sorte? Substantivos que dificilmente andam juntos no planejamento de qualquer empresa!
Desde criança aprendemos a desejar boa sorte para que coisas boas aconteçam. Bom, você cresce, entra no mundo corporativo e percebe que o sucesso depende muito mais – ou integralmente, para os mais céticos – de outros ingredientes, como planejamento, estratégia e …muito esforço.
Aqui vamos tratar de planejamento! Em todos os segmentos da sua empresa o bom desempenho e o desejado sucesso dependem de como a gestão é organizada.
No marketing e na comunicação não é diferente. O que, na prática, torna estas atividades mais delicadas, é o grau de exposição da gestão realizada. Afinal, todas as ações são visíveis ao mercado e aos clientes. Uma iniciativa mal feita pode causar muitos prejuízos financeiros e à imagem da instituição. Valores intangíveis para a organização recuperar.
Portanto, nossa primeira dica sobre marketing, online ou off-line é: planeje sua comunicação.
Isso inclui, em linhas gerais, as seguintes orientações básicas:
- Defina seus objetivos de curto, médio e longo prazo
- Dimensione seu budget por prioridades
- Tenha claramente listadas suas metas
- Levante os recursos financeiros, temporais, físicos para realização de cada um deles
- Avalie se objetivos e metas estão alinhados com o planejamento estratégico da empresa
- Detalhe os planos de ação de cada objetivo selecionado
- Crie métodos de acompanhamento da implantação
- Certifique-se que todos os envolvidos estejam cientes e comprometidos
- Mantenha o foco e a disciplina durante a execução.
- Seja ágil nos realinhamentos necessários!
Claro que estas são regras básicas de qualquer planejamento, mas essenciais para não comprometer o orçamento com ações aleatórias e que podem trazer baixo resultado.
Pra quem já entendeu a necessidade do planejamento, aqui vai nossa segunda dica:
Avaliar o cenário interno, pesquisar o mercado de concorrentes, conhecer todas as ferramentas disponíveis no mercado e contar com uma equipe especializada para otimizar suas ações são o passo seguinte para quem já se convenceu da importância da estratégia por trás de qualquer ação de marketing.
Neste ponto, uma boa notícia! Nossa equipe pode ajudá-lo.
Entre em contato para conhecer e solicitar a consultoria gratuita em avaliação ou planejamento que disponibilizamos para novos clientes, pelo email: contato@atalhocomunicacao.com.br
E bons resultados!