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Estar atento às novidades e tendências para ações de marketing para acadêmias é fundamental. Com isso, é possível profissionalizar ainda mais as estratégias, se destacando entre concorrentes para conquistar e reter clientes.

O planejamento bem realizado garante que o negócio se adapte facilmente às mudanças de comportamento do mercado e, assim, as oportunidades sejam sempre aproveitadas. 

Para ajudar você a ficar atento às novidades desse universo, trouxemos abaixo 4 fortes tendências para o setor. Confira!

1. Streaming e vídeos de treino

Oferecer possibilidades que proporcionem ao consumidor a prática de exercícios, sem que isso comprometa seu escasso tempo, é fundamental. Nesse sentido, os streamings e vídeos de treino são opções perfeitas para que as pessoas mantenham atividades físicas com acompanhamento profissional sem que seja necessário sair de casa.

Blogs, páginas do Facebook e vídeos do Youtube são exemplos eficazes de como utilizar o marketing digital para aproveitar uma demanda que cresce cada vez mais. Com vídeos curtos e gratuitos, os profissionais apresentam parte do plano de treino e os possíveis resultados conforme o objetivo. O interesse dos consumidores leva à compra dos planos completos à longa distância.

O segredo dessa estratégia é manter a supervisão profissional por meios de comunicação online. A vantagem para o consumidor é não abrir mão do cuidado com a condição física durante dias em que o deslocamento até a academia é inviável pela falta de tempo.

2. Aplicativos de smartphone

Os smartphones se tornaram indispensáveis para o dia a dia das pessoas. Segundo a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil conta com 244,1 milhões de telefones celulares ativos. Essa demanda aponta o uso cada vez maior de diferentes aplicativos destinados a várias utilidades.

No segmento de atividades físicas, a busca por aplicativos com programas de planos de treinos personalizados é cada vez maior. Freeletics, Runtastic, Nike + Training Club, Adidas Corrida e Treino, entre outros: essas opções oferecem serviços que utilizam GPS, feedback profissional e conexão com relógios inteligentes, garantindo bons progressos para os usuários.

Seguindo essas tendências, é essencial que as academias ofereçam seus próprios aplicativos inteligentes que possam integrar as atividades físicas do cliente com o monitoramento de resultados. Essa é uma ótima estratégia para que a academia tenha ainda mais espaço na rotina desses atletas e, assim, ganhe em fidelidade.

3. Marketing Sensorial

O consumidor já não está apenas em busca de ambientes em que possa desempenhar seu treino. A experiência percebida é um dos principais diferenciais para que o público mantenha interesse no ambiente da academia e, com isso, tenha uma frequência cada vez maior.

O marketing sensorial é fundamental para elevar o nível de experiência que o ambiente proporciona. Com essa estratégia, os sentidos dos clientes são estimulados por meio de fragrâncias agradáveis, playlists planejadas conforme clima e horário, design dos equipamentos, cores e outros detalhes que contribuam com o valor percebido do serviço e promovam o conforto — ainda que inconsciente — dos atletas.

4. Profissionais especializados em saúde

Há alguns anos, a indicação de atividades físicas no prontuário médico cresceu. Evidentemente, isso levou ao aumento na procura por academias que sejam incluídas na rotina das pessoas em tratamento físico ou neurológico.

Essa demanda leva à necessidade de manter um bom corpo de profissionais dedicados ao monitoramento nas atividades desse público. Nutricionistas, fisioterapeutas, massagistas e até mesmo psicólogos devem ganhar presença nos espaços para que as academias ofereçam cuidados completos para corpo e mente.

Com esses atendimentos, a academia passa a ter um papel cada vez mais importante nas comunidades locais, centralizando sua identificação com o bem-estar completo da população e desmistificando seu estigma como espaço exclusivo para marombados.

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