A gestão de mídias sociais faz parte, atualmente, do trabalho de boa parte dos departamentos de marketing de praticamente todos os mercados. Afinal, estas plataformas se mostraram grandes aliadas das empresas, oferecendo visibilidade e novos canais possíveis de negócios. No entanto, para que as redes sociais contribuam para o sucesso da empresa é necessária uma atuação livre de erros.
É muito comum ver marcas de diversos tamanhos cometendo erros graves que conseguem comprometer completamente a sua imagem e sua performance. Um único episódio negativo pode ser determinante para todo o seu trabalho ser invalidado, o que revela a importância de contar com profissionais altamente qualificados para isso.
Confira 5 erros que não devem ser cometidos na sua gestão de mídias sociais:
1. Publicar conteúdo sem qualidade
A concorrência no ambiente digital cresce todos os dias. Com isso, as pessoas se tornam mais seletivas e exigentes com o conteúdo que consomem na internet, especialmente nas redes sociais.
Portanto, certifique-se de analisar cuidadosamente as preferências da sua audiência e buscar oferecer algo de valor para ela nos seus posts. Dê motivos fortes para os visitantes se engajarem, evitando torná-los dispensáveis.
2. Não conhecer as redes sociais
Um trabalho de gestão de redes sociais precisa ser feito por uma equipe que conheça profundamente o funcionamento destas plataformas. Não se trata apenas de planejar alguns posts e publicá-los na esperança de conquistar engajamento.
É necessário compreender a proposta de cada rede social e entender o que elas podem trazer de benefício para a sua estratégia. Pesquise quais plataformas possuem identificação com seu público-alvo e opte por atuar primariamente nelas.
3. Ignorar o valor dos anúncios
Ao realizar a sua gestão de redes sociais pensando apenas no alcance orgânico, você estará seriamente limitando o seu potencial. Cada plataforma oferece um sistema de patrocínio de posts, como é o caso do Facebook Ads.
Dessa forma, você consegue levar o conteúdo da sua marca a um público maior, sendo capaz de selecionar perfis específicos para serem impactados com a sua publicidade. Assim, você tem uma margem de sucesso muito maior.
4. Ignorar o público
As redes sociais não são apenas plataformas para a sua empresa se promover. Elas também são canais de comunicação bastante eficientes, já que as pessoas se acostumaram a buscar auxílio das empresas sempre que possuem algum problema ou sugestão.
Você precisa dar a devida atenção a este público, já que ninguém gosta de ser ignorado. Crie o hábito de checar estes contatos regularmente e conte com um fluxo produtivo para solucionar questões com velocidade.
5. Não analisar resultados
A única maneira de ter certeza de que a sua gestão de mídias sociais está adequada é conferindo os seus resultados com regularidade. Felizmente, o marketing digital permite que você monitore uma série de métricas essenciais para detectar o sucesso ou o fracasso das suas ações. Crie relatórios de performance periódicos, semanais ou mensais, para que você consiga comparar a sua evolução ao longo do tempo.
As redes sociais têm muito de positivo a oferecer às empresas que as escolhem como um canal de comunicação. No entanto, somente trazem estes benefícios para as marcas que sabem utilizá-las adequadamente. Mantenha-se longe destes erros para garantir que sua atuação no ambiente digital será conduzida sem tropeços e, assim, melhorar cada vez mais os resultados da sua empresa na internet.
Quais outros problemas comuns você costuma ver na gestão de mídias sociais de outras empresas? Compartilhe com a gente nos comentários!