Contratar uma consultoria em marketing pode parecer uma alternativa assustadora para o gestor de um negócio. Alguns deles querem distância do assunto, seja por experiências malsucedidas no passado ou por desconhecimento de como realmente funciona a prestação desses serviços.
Alguns administradores logo imaginam pessoas estranhas ao dia a dia da empresa que, além de cobrarem caro pelos serviços prestados, circularão pela companhia, investigando as práticas de gerenciamento e recomendando iniciativas inviáveis.
Se você faz parte desse grupo ou trabalha em uma empresa na qual a liderança reage dessa forma, leia e compartilhe este texto, pois ele responderá para que serve e como funciona uma consultoria em marketing.
O que é uma consultoria em marketing?
A consultoria é um serviço prestado por especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento. Seu foco pode estar, por exemplo, no design de uma marca ou de um produto, no layout de uma área de produção, nos controles financeiros e na estratégia empresarial.
A consultoria em marketing tem o foco no relacionamento de uma empresa com o seu mercado. A contratação de tais serviços é uma iniciativa estratégica, uma vez que sua função primária é sempre melhorar a comunicação e o marketing da empresa.
Isso se faz a partir da gestão do relacionamento com clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros — assim como em relação aos concorrentes.
Como funciona a consultoria?
Os especialistas em marketing podem ter atuações bem diferentes acerca da melhor forma de conduzir uma consultoria. Por isso, o ideal é informar-se a respeito, pesquisando na internet ou conversando com eles, para compreender como funciona a atividade sob as suas óticas.
De modo geral, as principais atividades dos consultores são organizadas em etapas específicas. Elas, muitas vezes, são distribuídas em um cronograma de trabalho, que prevê a realização do diagnóstico, do planejamento e da avaliação de resultados.
Em uma fase prévia, o indicado é que sejam definidas as pessoas-chave da organização e também os recursos que serão necessários para o desenvolvimento das atividades. O envolvimento das lideranças nas etapas da consultoria é tão importante quanto o envolvimento dos colaboradores.
Qual o propósito de uma consultoria?
Saiba que a premissa de uma consultoria será sempre propiciar o retorno do investimento que a empresa fez ao contratá-la. Isso ocorre à medida que o planejamento é executado, pois os recursos financeiros, materiais e de pessoal destinados às atividades começam a voltar ao negócio como formas de resultados alcançados.
Veja um exemplo prático: imagine que durante o diagnóstico foi identificado que a elevada rotatividade de pessoal na empresa prejudica o relacionamento com os clientes. Uma das iniciativas adotadas para diminuir tal rodízio na equipe foi uma ação de endomarketing.
Assim que a etapa de análise de resultados mostrar queda do índice desse fluxo, a companhia perceberá o valor do investimento retornando ao negócio.
Quais os critérios para selecionar uma consultoria em marketing?
Alguns fatores são preponderantes na hora de contratar uma consultoria em marketing. A dica é você buscar por um parceiro que tenha experiência e que transmita credibilidade.
Nessa relação comercial, o especialista precisará fazer um diagnóstico real, levar um planejamento exequível e propor uma avaliação de resultados baseada em indicadores realmente efetivos. Esse é o único caminho para uma consultoria em marketing transformar custo em investimento para sua empresa.
Quer saber mais a respeito? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!