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Você já parou para pensar por que determinada marca aparece imediatamente na sua cabeça quando se fala de um produto ou serviço? Ou por que algumas marcas acabam se tornando mais fortes e sendo mais lembradas do que seus concorrentes?

Isso não ocorre naturalmente. É, na verdade, um processo longo e trabalhoso conhecido como branding. O post de hoje vai te explicar um pouco mais sobre esse assunto e te mostrar qual a importância do branding para uma boa gestão da marca. Confira!

O que é branding?

Branding é basicamente tudo que envolve administração, elaboração, planejamento, marketing e divulgação de uma marca. É com esse trabalho que as empresas consolidam a sua imagem no mercado, tornando-se referências e ganhando a confiança do cliente.

Apesar de parecer simples, esse é um trabalho é complexo e é necessário muito estudo e planejamento para elaborar uma estratégia que venha a fazer sucesso.

Por que adotar essa estratégia?

O branding constrói uma personalidade para a marca, deixando-a mais próxima dos clientes e criando uma relação mais próxima entre ambas as partes. Isso é bom pois gera um diferencial competitivo, afinal, o público vai se identificar com sua marca e preferir consumir o seu produto ao do concorrente.

Além disso, essa imagem consolidada permite que o preço cobrado por você aumente consideravelmente.

Como fazer?

Construir uma estratégia de branding demanda muita pesquisa, estudo e planejamento. Para isso, é interessante buscar a ajuda de profissionais e agências especializadas no assunto, pois assim a estratégia traçada será muito mais precisa.

Junto de profissionais especializados, é possível conhecer mais a fundo o seu público e pensar em quais práticas e processos trarão mais êxito à sua estratégia de gestão de marca.

Algumas estratégias de branding

Identidade visual

Construir uma identidade de marca consistente para o seu produto é uma das etapas mais importantes da estratégia de branding, afinal, ela representa visualmente o que você está vendendo, atribuindo características marcantes — e valor agregado — ao objeto ou serviço.

É importante estudar a marca e entender quais são seus objetos, atributos e benefícios mais marcantes, de forma que eles possam ser abordados e incluídos no design.

PDV

Os pontos de venda são importantíssimos no processo de compra, sendo ainda um dos locais onde a maioria das decisões são tomadas. Por isso, o branding deve ser muito bem trabalhado, de forma que a identidade da marca seja reforçada na mente do consumidor. O contato com os produtos é bem próximo, então quanto mais se dedicar à imagem da marca, mais bem percebida ela será.

Portanto, é importante pensar em uma boa forma de expor os produtos nas lojas e até mesmo nos eventos em que a marca estará presente. Outra ideia interessante é utilizar stands de degustação e oferta de brindes, com o intuito de atrair pessoas.

Trabalhar o branding da sua empresa é uma forma de criar uma boa percepção dela, fazendo com que seja mais bem vista pelo mercado e pelo público por um bom tempo.

Gestão de marca é um tópico que vem sendo discutido cada vez mais e tende a crescer exponencialmente. Gostou do assunto? Que tal compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais?

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