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Em tempos de crise econômica, em que os consumidores apertam os cintos e ficam ainda mais cautelosos, por que não investir em marketing para atrair a atenção e o bolso do público?

A resposta está no fato de que muitas companhias ainda consideram o marketing uma área de apoio para a empresa, e não uma parte fundamental e estratégica para os seus negócios. Dessa forma, em períodos de recessão, essa é uma das primeiras áreas afetadas, com diminuição de verba e corte de funcionários.

Entretanto, manter o orçamento para marketing durante a crise pode trazer inúmeros benefícios para a companhia a curto e a longo prazo. Então, confira abaixo a importância de investir nessa área em tempos de aperto!

Fortalecer sua marca no mercado

Provavelmente, a diminuição de verba para marketing fará com que a sua marca, produto ou serviço apareça menos para o público, o que pode causar o esquecimento da empresa. Isso faz com que o consumidor opte pelos concorrentes que estão mais presentes na mídia.

Dessa forma, manter os investimentos nessa área em tempos difíceis é uma forma de não cair em um buraco escuro, e fazer com que a sua companhia continue forte e sempre presente na mente do consumidor.

Investir em marketing é um combustível para a empresa

Sabe quando a gasolina do carro está acabando e falta pouco para chegar a um determinado lugar? Quando há pouco investimento em marketing, a sua companhia também pode ter dificuldades para atingir os seus objetivos.

Isso acontece porque esse setor, desde que planejado e trabalhado de forma estratégica, pode contribuir significativamente para o aumento de vendas da sua empresa. Ou seja, ele é o combustível para manter a sua companhia robusta e a todo vapor em meio à crise.

Não cortar os investimentos, mas otimizar

Uma estratégia inteligente dos gestores de marketing em épocas de crise é otimizar o orçamento, optando por mídias alternativas, como é o caso dos meios de comunicação digitais.

Nesse contexto, investir no marketing digital pode ser uma excelente escolha, pois a sua empresa fará campanhas mais segmentadas gastando menos. Ao contrário da mídia tradicional que, apesar de atingir um número maior de pessoas, tem um investimento muito mais elevado e, muitas vezes, pouco efetivo.

Gerar leads qualificados

Alocando a verba em ações de marketing digital, as chances de obter leads qualificados são muito maiores. Isto é: mesmo que os clientes não venham a adquirir o seu produto imediatamente, eles podem assinar a sua newsletter, por exemplo, e receber informações e ofertas até melhorar o seu poder aquisitivo.

Passado o período de recessão, você terá clientes fidelizados, que provavelmente vão optar pelo seu negócio.

Ter resultados a longo prazo

Ao investir em estratégias de marketing durante a crise, você prepara o terreno para quando ela passar, fazendo com que a sua empresa saia na frente dos concorrentes durante a retomada do mercado.

Ou seja, além de trazer resultados no curto prazo, como o fortalecimento da marca na mente dos consumidores, investir em marketing durante períodos conturbados contribuirá para manter o seu negócio bastante competitivo após a crise. E esse é um ótimo motivo para não cortar o orçamento.

E então, viu como o marketing pode ser fundamental para a sua empresa durante essa época desafiadora? Para que você tenha sucesso, o mais importante não é cortar a verba, mas sim planejar e pensar melhores formas de como lidar e se adequar ao mercado e às mudanças de comportamento do público.

Gostou do artigo? Agora que você sabe da importância de investir em marketing em tempos difíceis, aproveite para deixar o seu comentário abaixo e participar da discussão. A sua opinião é muito valiosa!

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