Historicamente, os mais antigos registros de comunicação aconteceram através de imagens. Somente muito tempo depois surgiu a escrita.
Bom, naturalmente, a escrita oferece mais recursos para transmitir a mensagem do que as imagens.
Mas, pera aí…atualmente, em tempo de mídias sociais e emoticons, por que o blog, uma ferramenta essencialmente de conteúdos elaborados e textos mais extensos, merece destaque no processo de comunicação?
São as respostas a esta pergunta que nos faz lançar hoje o nosso blog. E você vai entender agora porque vale a pena investir, de forma cada vez mais profissional, neste canal de comunicação.
Vamos analisar a ferramenta por diversos ângulos:
O ORÇAMENTO
A começar, o que primeiro importa na hora do planejamento: o budget! Quanto vou gastar? Quanto vou lucrar?
Ok! A crise está aí, os recursos são poucos. O Blog é um dos canais que exigem menor investimento: hospedagem e tempo. Eis os principais recursos que você vai precisar!
O ALINHAMENTO COM O SETOR DE VENDAS
Concluindo que o investimento vale a pena, vem a próxima pergunta. Como o blog vai ajudar a alavancar os resultados da minha empresa?
O que te interessa é alavancar vendas? Bem, o blog ajuda aumentar a geração de leads e estimula o tráfego do seu site. Quanto maior o número de visitas, a base de contatos e a qualificação dos leads, maior a possibilidade de conversão, certo? Primeiro objetivo atingido!
Seu desafio é conhecer melhor seu público alvo? O conteúdo do blog direciona o visitante exatamente para o assunto de seu interesse. Na prática, significa qualificar seu cliente e diminuir a taxa de rejeição de sua página. Certamente, uma ótima estratégia para conhecer melhor seu público e fornecer-lhe as informações mais relevantes até a etapa de conversão.
A ideia é fidelizar seus clientes? Os conteúdos constantes e de qualidade mantem sua marca na mente do consumidor. Na hora de uma recompra, por que ele não voltaria a entrar em contato com você? E mais, ao manter-se conectado com as suas notícias, conhecerá também seus outros serviços e o up selling será mais uma vantagem neste relacionamento.
Você precisar reduzir o funil de vendas? Não dá pra investir em estratégias a longo prazo? Ao manter o cliente informado, cria-se um vínculo de fidelidade e aumentamos a credibilidade da sua marca. Quando a empresa chega a este estágio, o processo de vendas é encurtado, ao pularmos as primeiras etapas de atração e relacionamento. A conversão acontece de forma mais rápida, exigindo menos esforço da equipe de vendas.
O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI)
Será que o blog tem realmente este poder? Então veja as principais estatísticas. Contra dados não há argumentos!
- As empresas que investem em conteúdo para blog atraem 67% mais leads do que aquelas que não possuem esta ferramenta.
- Empresas que possuem blog possuem 97% mais links de entrada do que empresas que não possuem blog.
- Os blogs são a quinta fonte de informação mais confiável online.
- Até 2020, a expectativa é que 85% dos clientes pesquisem sobre uma empresa sem conversar com outras pessoas.
Então, se é viável economicamente e eficaz em sua estratégia, como transformar seu blog em uma ferramenta de sucesso?
Avaliando os blogs de maior resultado, encontramos pelo menos 3 características em comum: regularidade, visibilidade e credibilidade.
Regularidade: blogs de sucesso são regulares em suas publicações. Aliam qualidade e quantidade. Seu desafio aqui é buscar conteúdos relevantes e ter disciplina em manter a periodicidade da publicação. Investimento? Tempo e conhecimento!
Visibilidade: promova seu conteúdo: por mídias sociais, anúncios pagos, parcerias com outros blogs, participação em fóruns…Não basta escrever bonitinho. É preciso propagar a informação! Otimizar o site também é importante. Cada vez mais, os clientes buscam os produtos e serviços no universo virtual. Invista em SEO e outras formas que facilitem o acesso às suas informações. Quanto mais acesso ao blog, maior a visitação ao site. Conversão crescendo à vista, lembra?
Credibilidade: quando você precisa contratar um novo serviço ou comprar um novo produto, o que costuma fazer? Buscar referências, certo? Então, transforme-se nesta referência. Nutra seu potencial cliente com informações relevantes sobre seu negócio, de forma constante, séria e prezando pela qualidade. Se você perde a oportunidade de informar seu cliente, seus concorrentes certamente aproveitarão!
Acho que neste ponto já te convencemos da relevância deste canal para a comunicação corporativa. Nosso compromisso aqui é praticar cada um destes pontos, com a sua companhia e participação. Vamos comprovar, na prática, que a teoria é verdadeira! E eficaz, afinal, estamos falando de comunicação e negócios!
Estamos felizes com a nossa estreia! E aguardamos você para a próxima leitura!