Embora saibamos que informações atrativas e de relevância sejam essenciais para um bom texto, quando o assunto é marketing digital, existem outros quesitos que devem ser avaliados na hora de produzir conteúdo otimizado.
As regras de SEO, por exemplo, são indispensáveis para tornar seus textos verdadeiros gatilhos de marketing. São elas as responsáveis por fornecer os elementos necessários aos motores de busca — como é o caso do Google — na hora de ranquear as pesquisas dos usuários.
E você, sabe como extrair o máximo dessa ferramenta? Sabe como o SEO pode ser fundamental para o sucesso do seu blog? No post de hoje vamos nos encarregar de dar algumas dicas simples, a fim de que você entenda como produzir conteúdos matadores para o marketing de sua empresa. Acompanhe as nossas dicas de SEO!
Utilize palavras-chave adequadas
A utilização de palavras-chave deve ser o primeiro passo para a produção de um conteúdo otimizado para SEO.
As palavras-chave são o principal mecanismo utilizado pelo Google para definir se o seu texto será útil em determinada pesquisa realizada pelo usuário. Sabendo disso, a escolha dessas expressões deve ser feita com cautela e de maneira estratégica.
Afinal, as palavras-chave do seu texto, somadas a todas as informações nele contidas, devem demonstrar ao motor de busca que o seu conteúdo é o mais apropriado para responder aos questionamentos da pesquisa do usuário.
Faça links internos e externos
A propriedade com que um tema é abordado nos seus textos muitas vezes depende das fontes as quais você recorre para informar o leitor — e o Google sabe disso!
Fazer links externo, por exemplo, é uma maneira de você demonstrar ao motor de busca que o conteúdo do seu blog tem informações relevantes, reais e confiáveis sobre determinado assunto.
Assim, se você fala sobre um tema e, no decorrer do texto, faz um link para outro site, blog ou portal que seja reconhecidamente especialista no assunto, o Google passa a considerar que o seu texto também tem uma certa propriedade no conteúdo.
Por outro lado, o link interno — aquele que direciona para outro post dentro do seu próprio site – é bastante útil na otimização de tráfego do seu blog. Podendo ser também uma maneira de fazer com que o seu cliente permaneça mais tempo nele.
Pense estrategicamente a densidade do conteúdo
Produzir um conteúdo otimizado, além do que já citamos, depende também da maneira como o conteúdo é pensado e elaborado. Ter em mente quem será o público-alvo do texto e a persona é o primeiro passo para direcionar o modelo de escrita.
O texto deverá ser adequado ao tipo especifico de cliente. Cada grupo de cliente representa um nível de instrução, uma profissão, uma meta e etc., que é única para cada realidade. Por isso, você deve mostrar que o que você vende é útil àquela persona.
De nada adianta produzir um texto extremamente técnico e rebuscado se, por exemplo, o público-alvo dele forem pessoas leigas no assunto.
Fique atento à formatação do texto
Se o conteúdo do seu texto é importante, a forma como ele se apresenta diante dos olhos do leitor também é.
A formatação do seu conteúdo é o que dará fluidez, estímulo e interesse a quem estiver lendo, além de ser essencial para o posicionamento nas pesquisas do Google. Fatores como os listados a seguir podem ser altamente relevantes. Vejamos:
- divisão do texto em intertítulos — o que facilita a leitura e melhora a escaneabilidade;
- colocação correta da palavra-chave — o ideal é que esteja presente no título, no primeiro parágrafo, em um dos intertítulos e no último parágrafo;
- links internos e externos.
Por fim, produzir um conteúdo otimizado, como vimos, não é tão complicado. A partir das dicas de SEO que trouxemos neste post, você será capaz de melhorar a estratégia de marketing de sua empresa.
Então, agora que você já tem domínio de algumas regras de SEO, o que acha de compartilhar essas informações nas suas redes sociais? Este post pode ser útil para os seus contatos que desejam produzir conteúdo otimizado!