Compartilhe este post...

Avalie este post

A comunicação interna é imprescindível para a circulação de informações e de conhecimento necessário para que os colaboradores de uma empresa possam executar suas tarefas diárias com eficiência. Ela permite que uma empresa receba, transmita, canalize mensagens e construa conhecimento, tomando decisões mais planejadas e eficientes.

Nesse sentido, a comunicação interna deve ser entendida como estratégia básica para aqueles que desejam a efetividade de um negócio, contando com uma equipe mais engajada e motivada. É por meio de uma comunicação alinhada aos objetivos da organização que se obtém uma equipe de alta performance.

Para ficar por dentro do assunto, confira o nosso post de hoje!

Principais aliados da comunicação interna

Atualmente, mais da metade das empresas brasileiras apostam na intranet e no e-mail como as principais ferramentas de comunicação com seus funcionários. Um estudo feito pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) revelou que 39% das companhias, em busca de melhores resultados, já utilizam veículos de comunicação de periodicidade diária para manter seus colaboradores informados.

A comunicação interna é fundamental para ter equipes de trabalho mais alinhadas aos objetivos do negócio. Veja como usá-la para gerir melhor sua equipe com estas 5 dicas!

1. Ative o e-mail corporativo

O e-mail é uma das ferramentas de comunicação interna mais efetivas. É um veículo sem custos, eficaz e muito fácil de ser utilizado, possibilitando o envio controlado de informações relevantes. Com essa ferramenta, você consegue atingir uma audiência massiva dentro da empresa, instantaneamente.

2. Aposte no mural

O bom e velho mural, além de econômico, é bem eficiente quando o assunto é comunicação interna. Posicione os quadros em lugares estratégicos e mantenha-os sempre atualizados.

O acompanhamento periódico é necessário para que as informações sejam relevantes, engajadoras, atualizadas e com um grau de esclarecimento satisfatório para todos os níveis hierárquicos.

3. Diminua custos com newsletters

Os informativos online ou newsletters são uma boa opção para diminuir custos com impressões, pois substituem os jornais impressos e ainda podem ser atualizados com uma rapidez maior.

Contudo, é possível que nem todos os funcionários recebam ou leiam. Portanto, é essencial reforçar o conteúdo deste veículo em outras ferramentas, como o mural, para que todos tenham acesso às informações.

4. Use revistas impressas como forma de engajamento

De periodicidade mais espaçada (geralmente trimestral ou semestral), as revistas corporativas são um dos veículos de comunicação interna mais consagrados pelas empresas.

Nesse espaço são divulgadas as notícias da companhia, fomentando o engajamento do colaborador e de sua família, que muitas vezes são as fontes das matérias.

5. Invista em um profissional de comunicação

Um profissional da área de comunicação conhece a linguagem de todos os veículos de divulgação interna e saberá extrair o máximo de cada informação, adequando-a a cada ferramenta. Além disso, este profissional vai acompanhar e monitorar as informações, garantindo que elas estejam sempre atualizadas.

A comunicação interna tem se efetivado como importante ferramenta para o desenvolvimento de uma organização. É preciso ter em mente que a comunicação gera conhecimento para o público interno, refletindo em melhores serviços e produtos, o que garante valor para a sua marca.

Gostou deste post sobre como usar a comunicação interna para gerir melhor sua equipe? Curta nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos como este.

Saber o que você está achando dos nossos posts é muito importante para nós!
Deixe o seu comentário e nos ajude a fornecer sempre o melhor conteúdo!

Confira mais posts...

Junte-se a nós!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Algumas empresas que acreditaram no nosso trabalho: