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Um dos grandes problemas que o responsável pela área de marketing de uma empresa sofre é provar que o investimento da empresa em mídias sociais e publicidade tem surtido efeito. Para ajudá-lo nisso, vamos mostrar como você pode provar o valor das ações de marketing digital a partir de relatórios eficientes e que auxiliem a diretoria a ver os dados mais importantes.

Boa leitura!

O que não prova o valor das ações de marketing digital?

Muitos funcionários de marketing apresentam dados sobre engajamento, visualizações e inscrições em listas de emails para a diretoria como se oferecessem algum lucro para a empresa. Porém, tal atitude nem sempre é vista com bons olhos. Isso porque métricas como curtidas, compartilhamento e comentários em publicações não garantem resultado ou retorno sobre o investimento, o famoso ROI.

Sendo assim, muitos dados podem não ser interessantes ou importantes para outras áreas alheias ao marketing, já que não levam dados relevantes ao seus setores.

Dados são suficientes?

Na verdade, dados, simplesmente, não dizem muitas coisas. A diretoria precisa ser informada do que acontece, qual é o lucro que tem recebido pelo investimento efetuado e o que fazer com eles. Além disso, os relatórios devem demonstrar o que o departamento de marketing planeja, quais são as áreas mais críticas e aquelas que já caminham bem. 

Como elaborar um relatório?

A elaboração de um relatório é uma das principais ferramentas que a área de marketing possui para demonstrar o valor do marketing digital para a empresa.

Compreenda qual é o público destinado ao relatório

Ao elaborar o relatório, deve-se ter em mente que as informações apresentadas precisam considerar os profissionais que lerão o documento. Isso é, nem todas as informações são relevantes para todos os profissionais. 

Defina a periodicidade do relatório

Os relatórios ligados à diretoria podem ser apresentados quinzenal ou mensalmente. Porém, relatórios entregues aos coordenadores podem acontecer semanalmente. Isso porque esses profissionais podem orientar a equipe, quando necessário, para fazer mudanças necessárias para o cumprimento das metas estipuladas.

Quais são as métricas mais interessantes?

Como já vimos, algumas métricas podem não ser muito interessantes. Agora, te ajudaremos a escolher alguns métricas para que a diretoria possa entender adequadamente todo o trabalho realizado. Vale lembrar que essas métricas são apenas algumas das quais você pode utilizar.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC pode ser determinado pela seguinte fórmula:

CAC = Valor total investido na campanha / número de vendas

Se uma empresa investiu R$ 50 mil e vendeu 5 mil unidades de determinado produto, teríamos:

CAC = 50.000 / 5.000

CAC = R$10 por cliente

Ou seja, o custo para efetuar uma venda foi de R$ 10. Deve-se registrar que não é possível determinar se o CAC é alto ou baixo para todos os casos, uma vez que o ticket médio da empresa é imprescindível para se chegar a uma conclusão.

Custo por Lead (CPL)

Caso o desejo seja mensurar o quanto foi gasto para conseguir um lead, a fórmula é bem semelhante à anterior.

CPL = Valor total investido na campanha / número de leads

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

O ROI é uma das métricas mais utilizadas. Ela mede qual a porcentagem de lucro proporcionada pela campanha de marketing.

ROI (%) = [(Lucro – Custo do Investimento) / Custo do investimento] x 100

Exemplo: uma empresa investiu R$ 50 mil e teve um lucro de R$ 100 mil. Nesse caso, a empresa teve um ROI de 100%.

Ex.: ROI (%)= [(100.00,00 – 50.000,00) / 50.000] x 100

Transforme dados em informações

Para finalizar, é importante que seus dados sejam transformados em informações, conclusões claras para a diretoria. A cada dado que você pensar em colocar em seu relatório, pense e registre o que é, para que serve e quais são as conclusões práticas para a campanha.

Por fim, organize as informações, tendo em vista que o relatório será entregue a uma equipe que não tem, necessariamente, as mesmas expectativas que seu setor. Nesse caso, a equipe pode pensar em resultados diferentes do que os esperados por você.

Assim, provar o valor das ações de marketing digital deve acontecer com as métricas usadas pela diretoria. Curta nossa página no Facebook e veja mais conteúdo interessante para o marketing da sua empresa.

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