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A maioria dos proprietários de pequenas e médias empresas (PMEs) conhece a importância de elaborar um plano de comunicação eficiente, que possa descrever qual o curso de ação adequado para que se atinja o sucesso.

Como o plano de comunicação se insere em um planejamento empresarial de maior escopo, alguns empreendedores não dão às ações de marketing o tempo e a atenção que merecem. Todavia, uma abordagem detalhada pode revelar oportunidades a partir de novos clientes ou produtos, táticas de precificação, reações da concorrência e potencial de alcance.

Fundamentalmente, elaborar um plano de comunicação contribui para identificar clientes potenciais e quais canais eles utilizam para se informar, além de traçar as intervenções necessárias para alcançá-los.

Continue a leitura e descubra o que deve ser feito para elaborar um plano de comunicação eficiente!

Defina as utilidades e aplicações de seus produtos e/ou serviços

Desenvolva uma visão clara e focada nos motivos que levariam um cliente potencial a optar por seu negócio. Tente descobrir as necessidades que seu produto ou serviço pode solucionar. Vai ajudar seu cliente a ter um dia melhor? Fará com que ele seja respeitado e/ou admirado por seus amigos?

Sua oferta deve ser projetada para a resolução de problemas ou satisfazer as necessidades dos clientes de modo muito superior àquela oferecida pela concorrência.

Identifique seu público-alvo

Existem inúmeros clientes potenciais em todos os segmentos, porém, para obter sucesso rapidamente, uma PME deve estudar o mercado e determinar as características que compõem o seu consumidor ideal.

Crie um avatar ou persona (fictícia) e atribua a ela todas as características do cliente que você deseja atingir. Descreva seus atributos com riqueza de detalhes e examine o que essa pessoa diria, sentiria e pensaria em todos os momentos de seu dia.

Detecte seus concorrentes

Identifique os concorrentes que disputam com sua empresa pelo mesmo público-alvo. Não importa quão original seja seu produto ou serviço, sempre haverá competição. PMEs raramente dedicam seu tempo para estudar a concorrência em profundidade ou para detectar aquelas empresas que, apesar de não fazerem parte do mesmo segmento, também são capazes de tirar seus clientes.

Preparar-se para saber quem são, quais suas principais vantagens competitivas e como vão responder à sua oferta (redução de preços, investimento em marketing, etc.) ajudará você a elaborar estratégias para combatê-los e evitar danos ao seu negócio.

Fortaleça sua marca

Em última análise, a sua marca e o que ela simboliza para os clientes é a sua mais forte vantagem competitiva. Você deve estar apto a escrever uma simples declaração de como vai satisfazer as necessidades de seus clientes e vencer a concorrência por meio do ideal que seu negócio representa.

As melhores mensagens, transmitidas pelo fortalecimento da sua marca e identidade visual como um todo, são aquelas simples e focadas em oferecer soluções que promovam o melhor valor para os clientes.

A diferença entre empreendedores confiantes que levam suas empresas em direção ao crescimento constante e aqueles que não conseguem sair do “modo de sobrevivência” é justamente a capacidade que os primeiros apresentam em elaborar um plano de comunicação que contribui para que obtenham sucesso em tudo o que fazem.

Você já elaborou seu plano de comunicação para este ano? Faça um comentário e compartilhe conosco sua experiência!

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