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Estruturar o setor de marketing, aumentar a conversão de leads e tornar o marketing mais eficiente são três das principais preocupações de qualquer empresa hoje em dia. Seria uma maravilha se existisse uma ferramenta que ajuda a cumprir esses três objetivos, não é mesmo? E existe: a automação de marketing.

No artigo de hoje, vamos conhecer mais de perto uma das técnicas mais poderosas que um setor de marketing pode colocar em ação dentro de uma empresa — e que vai fazer com que você se arrependa de não ter descoberto essa informação antes.

Então não perca mais tempo e continue lendo!

O que é a automação de marketing?

O conceito de automação de marketing pode parecer muito confuso para algumas pessoas, mas, na verdade, é bem simples. Em poucas palavras, automação de marketing é fornecer o conteúdo certo para a pessoa certa na hora certa.

Isso é feito preferencialmente por meio de um software específico, que é capaz de ler o nível de engajamento e o perfil do público-alvo de uma estratégia de marketing. Assim, o software responde aos diferentes perfis de público que interessam a empresa e distribui conteúdo específico para cada um deles.

Quais as vantagens da automação?

Nutrir leads não-qualificados

Nem todos os leads gerados por um funil de vendas no marketing digital estão prontos para comprar — cerca de 79% dos leads gerados no marketing digital não convertem em vendas. A principal razão para isso é a falta de nutrição nesses contatos.

Nutrição de leads, em poucas palavras, é oferecer conteúdo personalizado para as necessidades de cada lead, de forma a fornecer informações para que o lead possa avançar pelo funil de vendas e ficar mais disposto a comprar com a empresa.

Mais eficiência no funil de vendas

Depois de nutrir os leads, os benefícios da automação de marketing começam a surgir. Um lead qualificado tem um interesse muito maior em fechar negócio do que um não-qualificado, diminuindo os esforços do time de vendas da empresa e permitindo uma maior eficiência nesse setor.

Por exemplo, o ciclo de vendas médio de uma empresa que utiliza automação de marketing é até 70% menor do que o ciclo de uma empresa que não utiliza essa técnica.

Além disso, empresas com automação de marketing registram aumentos de até 53% em suas taxas de conversão e aumentos de 54% nas metas cumpridas pelo time de vendas.

Menos trabalho operacional

Além do time de vendas da empresa, quem também passa a ter menos trabalho operacional é o time de marketing. Como o nome já sugere, a automação de marketing fornece um sistema que atua de forma automática para trabalhar com o público-alvo da empresa.

Isso significa que, com a exceção do tempo de manutenção e monitoramento dos resultados da estratégia, o time de marketing da empresa que implementa essa estratégia terá mais tempo livre para se focar em outras tarefas, permitindo uma maior estruturação do setor.

Maior ROI no marketing digital

Como vimos, a automação de marketing é uma ferramenta que evita o desperdício de leads não-qualificados, aumentando a eficiência do setor de vendas e também do setor de marketing.

Ao vender mais em menos tempo e permitir que os colaboradores da empresa se foquem em outras tarefas, a automação de marketing eleva o ROI do marketing digital de uma empresa no processo. Assim, cada real investido em marketing pela empresa passa a ser mais valioso e a gerar um lucro maior, pois é gerenciado com maior eficiência.

O que você achou da automação de marketing? Ficou convencido de que essa ferramenta pode ser um grande trunfo para a sua empresa? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e marque os colaboradores do time de marketing para saber o que eles pensam sobre o assunto!

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