A palavra a ser usada quando o assunto é comunicação é sempre investimento. Comunicar-se com o mercado de atuação significa bem mais que produzir um material para publicidade ou cumprir etapas de produção. Significa inovar, pesquisar, criar e, sobretudo, construir a imagem e a interação, capazes de gerar um desejo ou necessidade.
Por um lado, para que o público saiba quem é sua empresa, é preciso que conheça seu nome, sua reputação, como encontrá-la e quais são seus diferenciais. Por outro, é preciso conhecer o cliente, saber o que ele deseja, o que ele consome e como encantá-lo.
Construir esses canais de informação e fortalecer uma marca deveria ser a prioridade em uma empresa, porque ali está o valor a ser percebido por quem vai consumir seu produto ou serviço.
Os benefícios de uma agência de comunicação são palpáveis. No entanto, alguns setores da empresa têm dificuldades para mensurar a importância desse trabalho ou a necessidade de investimentos nessa área.
Para isso, discutiremos hoje quais são os benefícios de se contratar uma agência de comunicação, e você acompanha o texto a seguir:
Volume de trabalho
Empresas com grandes ações de marketing, que investem quantias substanciais nessa área, deveriam avaliar se um departamento interno seria viável com o mesmo custo/benefícios de uma terceirizada.
Isso porque, na montagem de uma estratégia de marketing, é preciso avaliar qual é a frequência com que anúncios, posts e campanhas serão lançados. Muitas vezes, é necessária a criação de um grande volume de materiais, o que tomaria bastante tempo e esforços de sua equipe.
As empresas menores também podem ser atendidas, e contarão com a mesma qualidade de comunicação dos gigantes de seu segmento.
Gestão e montagem de equipe
Um departamento interno demandaria um perfil diferente dos profissionais que trabalham na empresa, com outras necessidades e outros investimentos. Seria como ter uma empresa dentro da empresa, com espaço físico diferenciado, investimentos em tecnologia e suprimentos específicos.
Seria necessária também uma gestão distinta, capacitação e outros itens para buscar a sua eficiência.
Em uma agência, a equipe já está montada, treinada e possui gestão e espaço físico próprios.
Custo-benefício
Para a montagem de uma equipe interna, haveria a necessidade de alguns profissionais distintos, como um design gráfico, um redator e um profissional de planejamento ou criação. Além disso, poderiam surgir outras demandas para a área de comunicação, gerando a carência de outros colaboradores.
Devemos contar ainda que, para campanhas efetivas, é preciso produzir, fotografar, filmar, programar… Essas tarefas provavelmente voltariam para a terceirização.
Com uma agência, sua empresa pode comprar um pacote de serviços que já inclui todos esses subprodutos, otimizando seu tempo e melhorando sua logística. Os custos que seriam relativos à tecnologia e à contratação de profissionais específicos são significativamente melhor aproveitados, e o trabalho recebido é de maior qualidade.
Nível de especialização
Quando contratamos serviços terceirizados, temos a garantia de que haverá especialização na área e atualizações, já que a mesma conta com uma equipe que é treinada justamente para a criação de bons conteúdos e otimização de resultados.
A equipe terceirizada envolve mais profissionais da área e pede de cada participante um perfil diferente para ser somado ao conjunto. Isso traz qualidade e criatividade, porque eles se dedicam exclusivamente à função de comunicar e agregar valor às empresas que atendem.
Planejamento e mensuração de resultados
Além de atender aos pedidos de praxe de uma empresa, ficam a cargo da agência contratada as tarefas de criar, inovar, investir e trazer ao cliente oportunidades de atuação, porque é através desses quesitos que ela vai ser percebida como necessária e eficiente.
São feitas mensurações e análises após cada uma das ações, para que se determine quais delas estão dando maiores resultados, possibilitando sua correção ou aperfeiçoamento.
Como podemos ver, o uso de agências de comunicação facilita a criação de campanhas, economizando tempo, esforços, e possibilitando maior aproveitamento dos espaços de divulgação da empresa.
E você? Ficou com alguma dúvida sobre a contratação de uma agência de comunicação? Conte pra gente nos comentários!