Um bom atendimento ao cliente não precisa mais ser feito pelo telefone ou pessoalmente. A internet proporcionou uma verdadeira revolução em diversos setores e um deles é através das mídias sociais.

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Atualmente, é possível oferecer uma experiência muito mais positiva ao interagir com os seus clientes nas redes sociais

A importância das mídias sociais para o atendimento ao cliente fica clara ao considerarmos as expectativas das pessoas. Elas querem receber atenção rápido e ser ouvidas. Desejam que seus problemas sejam resolvidos com velocidade e eficiência. Por fim, buscam fazer isso com conforto, por meio do envio de mensagens rápidas.

Tudo isso se torna possível ao implementar uma boa estrutura de atendimento na internet. Toda empresa tem que contar com algo assim para obter bons resultados em suas iniciativas. Veja a seguir os principais pontos a considerar ao trabalhar dessa forma:

Rapidez no atendimento com as mídias sociais

Na maioria das vezes, as pessoas precisam receber atenção rápido das empresas para resolverem problemas ou tirarem dúvidas. A importância das mídias sociais para o atendimento ao cliente fica nítida ao permitir que você atenda o seu público quando ele necessita, já que basta enviar uma mensagem para obter atenção.

No entanto, para que tudo isso seja eficiente, você precisa contar com uma equipe capaz de realizar atendimentos com tal velocidade e eficiência. Além disso, certifique-se de qualificar esses profissionais adequadamente, de forma que sejam capazes de resolver as questões levadas a eles com eficiência.

Foco em métricas claras

Confira sempre as métricas das suas mídias sociais
Confira sempre as métricas das suas mídias sociais.

Uma das principais vantagens das mídias sociais para o atendimento ao cliente consiste na riqueza de dados disponíveis para avaliar sua performance. A partir desses números, é possível conferir o número de questões resolvidas, pessoas atendidas, tempo médio de espera até o atendimento e a resolução, entre outros.

Ao avaliar a sua evolução com estes indicadores, você consegue detectar em quais áreas você precisa melhorar. Trata-se de uma possibilidade bastante atraente porque, desta forma, é possível proporcionar um atendimento com cada vez mais qualidade. 

Marketing de relacionamento usando as mídias sociais

Tendência forte da atualidade, o marketing de relacionamento consiste em oferecer boas experiências ao seu público em todos os fronts, especialmente o atendimento. Para fazer isso, você precisa conhecer bem as expectativas dessas pessoas e buscar superar as expectativas delas sempre que possível.

Uma possibilidade é implementar um sistema de CRM para proporcionar um atendimento personalizado a cada cliente. Além disso, certifique-se de usar uma linguagem condizente com o perfil do público, evitando usar um tom muito frio e distante. As pessoas querem se sentir ouvidas e valorizadas pelas empresas.

Oportunidades de engajamento

Boa parte do sucesso nas redes sociais se deve às interações recebidas do público. Para contar com resultados cada vez melhores, você precisa criar oportunidades inéditas para seu público ter contato com a sua marca. Ao mesmo tempo, você deve contar com mecanismos que permitam encontrar seus clientes e interagir com eles.

Para ambos os casos, vale a pena considerar a contratação de uma ferramenta de monitoramento como o Scup ou o OpSocial. Nelas, você pode realizar buscas automáticas por termos escolhidos por você (podendo ser o nome da sua empresa ou de algum produto, por exemplo) e encontrar menções a eles nas redes sociais.

Já percebeu como a internet e as mídias sociais são determinantes para o sucesso dos seus atendimentos nos dias atuais? Lembre-se de como é importante oferecer boas experiências aos seus clientes para fidelizá-los e fortalecer a sua marca. O ambiente digital conta com uma série de ferramentas eficientes que facilitam este trabalho e proporcionam ótimos resultados. Experimente!

Você pode também configurar um plano personalizado da Atalho Digital ou falar com um especialista para uma avaliação grátis.

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