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Engana-se quem pensa que marketing digital para pequenas empresas não precisa ser feito por profissionais. Como em qualquer empresa que preza por sua imagem, é necessário desenvolvimento profissional para ter bons resultados. E, aqui, entra o trabalho de especialistas no assunto.

Com experiência e atualização constante, profissionais da área podem oferecer às pequenas empresas resultados — além de que terceirizar o serviço pode ser menos custoso do que contratar uma equipe interna.

Foi-se o tempo em que só anunciava quem tinha (muito) dinheiro. Com a web, as pequenas empresas, que antes não tinham espaço nas TVs, rádios, jornais e revistas, agora possuem uma ferramenta eficaz e com custo reduzido para se tornarem conhecidas e chegar até as pessoas certas: aquelas que vão comprar.

No post de hoje, explicaremos melhor como elaborar uma estratégia e como o conhecimento aprofundado na área pode ajudar. Vamos lá?

5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

1. Estude seu consumidor

O consumidor se comporta de uma forma única com cada tipo de produto e é importante que a empresa conheça esse comportamento.

Por exemplo: enquanto alguns consumidores de roupas pesquisam online, mas gostam de ir até a loja provar as peças, os que compram eletrônicos podem realizar todo o processo na web. Como seu consumidor compra? Que papel a internet desempenha nesse processo?

Existem várias formas de descobrir e dar uma base sólida ao seu plano de marketing digital: contratando pesquisas de empresas especializadas, acompanhando dados do mercado, monitorando o comportamento de seu consumidor em seus canais digitais e até entrevistando clientes.

2. Escolha os melhores canais

Uma parte importante da construção da estratégia de marketing digital é escolher os canais certos para investir.

Ter um site é essencial para que seu consumidor o encontre na web e também para dar apoio a outras estratégias. Um blog garante que você seja encontrado nas buscas, por assuntos variados, e ajuda a construir relacionamento com seus clientes e potenciais clientes.

Nas redes sociais, esteja apenas nas que seu público usa. Lojas de roupa podem usar bem o Instagram e escolas podem aproveitar o LinkedIn, por exemplo.

Estude também a possibilidade de criar aplicativos e usar o e-mail, que é uma excelente ferramenta para construção de relacionamento. Escolha as ferramentas adequadas e faça um trabalho de qualidade nelas.

3. Tenha um bom conteúdo

Na internet, falar apenas sobre a sua empresa é um erro grave.

Embora alguns consumidores estejam de fato interessados nela, algumas pessoas apenas estão buscando informações sobre assuntos de seu interesse e outras já compraram de você, por exemplo. É preciso ter conteúdo para todas elas, para não perder oportunidades.

Por isso, planeje seu conteúdo. Ele será o combustível de sua estratégia. Fale de sua empresa, mas aborde também assuntos relacionados.

Que informação pode ser relevante para seu consumidor e a sua empresa está apta a oferecer? Distribua esse conteúdo com constância nos canais digitais.

4. Anuncie na web

Os anúncios na web têm a grande vantagem da segmentação: é possível escolher o público para quem você vai anunciar e também medir resultados.

Isso faz com que eles sejam muito mais eficazes do que anúncios na TV aberta, por exemplo, onde você não sabe quem viu, se reagiu à mensagem ou se mudou de canal ou nem estava prestando atenção.

Na web, você pode anunciar tanto nos resultados do Google, com o Google AdWords, como nas redes sociais, em sites relacionados à sua área ou de grande visitação, entre outras opções.

5. Mensure os resultados

Outra grande vantagem do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados de seus investimentos em tempo real. Todas as ferramentas de anúncios oferecem dados sobre sua performance: quantos clicaram, quantos viram, quantos compraram, entre outros.

Canais como seu site, blog e redes sociais também oferecem essa possibilidade. Isso significa mais inteligência para investir seus recursos no que oferece melhores resultados e, consequentemente, menos gastos desnecessários.

Sucesso online

O marketing digital para pequenas empresas é uma das melhores notícias dos últimos tempos. Ele democratizou ainda mais a divulgação e promoção das marcas, com preços acessíveis e bom alcance. E a sua empresa? Já está preparada para ele?

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