Passar informações com competência é essencial para um relacionamento empresarial de qualidade. Por isso mesmo, é muito importante compreender como fazer um briefing perfeito para sua agência. No entanto, isso pode acabar sendo mais complexo do que parece.
Muitas apresentações do gênero acabam pecando em alguns quesitos, o que leva seus parceiros a ter dificuldade de entender um projeto ou de mensurar um processo. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e conheça algumas dicas para não errar nessa hora:
1. Defina os objetivos do briefing
A primeira dica de como fazer um briefing perfeito para sua agência consiste em definir os objetivos dessa exposição. Pouco adianta investir na questão estética ou apostar em números precisos se os seus parceiros não compreenderem adequadamente quais são as verdadeiras causas de todos estarem ali.
Se, em um primeiro momento, a ideia é apresentar sua empresa, deixe claro quais são os valores, a missão e as metas em curto, médio e longo prazos.
Já se a ideia é lançar um produto ou aumentar suas vendas, não hesite em falar diretamente sobre o tema, evitando rodeios. Nos dias de hoje, ser dinâmico e aberto faz toda a diferença.
2. Apresente informações estratégicas
Depois de ser claro quanto aos objetivos do briefing, é hora de trazer o seu parceiro para o lado da sua empresa. Essa é uma relação que requer um alto nível de confiança e, se isso não for alcançado, as chances de sucesso se reduzirão drasticamente. Inclua na apresentação informações estratégicas do seu negócio.
Procure demonstrar pesquisas de mercado, o faturamento anterior e as projeções para o próximo ano, se isso for relevante para a parceria. Outro boa ideia é apresentar os resultados nas redes sociais, como as postagens mais populares, as informações demográficas e assim por diante.
3. Não se esqueça dos concorrentes
Se você deseja ter sucesso no seu segmento, é fundamental estar sempre antenado nas tendências e atitudes adotadas pelos seus concorrentes, especialmente aquelas que estão ocupando as posições de maior destaque no mercado. Informações como essa também devem fazer parte de como fazer um briefing perfeito.
Com uma análise benfeita dos outros empreendimentos do ramo, fica mais fácil planejar estratégias de marketing, por exemplo. O mesmo vale para quem deseja fazer um merchandising segmentado ou até para a melhoria de processos, com a inclusão de ações eficazes que podem ser implementadas no seu negócio.
4. Mostre os seus diferenciais competitivos
Por fim, para um briefing perfeito e uma melhor compreensão das expectativas da sua empresa, você não pode deixar de expor aqueles fatores que realmente atraem e fidelizam os clientes ao seu empreendimento: os seus diferenciais competitivos. Qualquer negócio tem produtos ou serviços, mas alguns são realmente especiais.
Esses itens, que entregam um benefício percebido, podem gerar uma proposta única de vendas. Também é importante identificar oportunidades, analisar brechas no mercado e analisar quais serão os principais problemas a serem enfrentados durante a execução do projeto.
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