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Ainda que os dias atuais sejam marcados por inúmeras facilidades, as pessoas parecem não ter tempo para nada. E, como resposta para essa correria (pelo menos naquilo que nos diz respeito), está a identidade visual de uma empresa. Ela ajuda a captar a atenção dos consumidores, e pois isso é tão importante que a presença visual da sua empresa consiga diferenciá-la eficazmente.

Veja, neste post, por que uma identidade visual consistente, bem-definida e focada na criação de conexões emocionais com o seu público-alvo ajuda um negócio a conquistar uma personalidade verdadeiramente individualizada:

A identidade visual de uma empresa causa a 1ª impressão

Apesar de a identidade visual ser apenas um dos elementos que formam a sua empresa, ela é responsável pela imagem formada na mente de clientes. A 1ª impressão que os visitantes formam sobre o seu site, por exemplo, determinar o potencial interesse no que a sua empresa oferece.

Isso significa que, para manter a coerência e garantir uma certa segurança, todos os elementos da sua marca devem seguir o padrão visual da empresa e reproduzi-lo em toda parte. Quando os consumidores entendem o que esperar da sua empresa, eles começam a sentir que podem confiar no seu negócio.

É claro que existem exceções: você talvez deseje alterar a identidade visual se a considerar desatualizada, se estiver lançando uma nova campanha de marketing de longo alcance ou se estiver mudando o nome da empresa, por exemplo.

No entanto, a aparência geral da empresa deve ser sempre uniforme. É por isso que os guias de estilo e os manuais de marca são tão importantes.

A aparência da empresa é fundamental para a diferenciação

É natural que empresas disputem entre si a atenção dos consumidores. E não basta dizer que o seu negócio é diferente; é preciso demonstrar a sua diferença, tornando mais fácil para os clientes perceberem as vantagens que somente o seu empreendimento oferece.

Mas nunca se esqueça de que todo o conteúdo para a web deve ser criado tomando a perspectiva do consumidor como norte. Dessa forma, garanta que o seu site e o seu blog respondam perguntas importantes e ofereçam soluções relevantes.

A identidade visual consistente gera confiança

Sua empresa deve ter um guia de estilo com instruções para implementar a identidade visual em bases consistentes. Todos os materiais de marketing (tanto tradicional quanto on-line) devem usar:

  • as mesmas cores;
  • a mesma tipografia;
  • e o mesmo tipo de imagens.

Assim é possível gerar a sensação de coerência e fortalecer a sua marca.

Uma identidade visual reconhecida ajuda a promover a ideia de que a sua empresa é honesta e confiável. Além disso, desenvolver uma identidade forte cria defensores da marca que ajudam a gerar novos negócios, pois eles podem espalhar as suas mensagens por meio de recomendações espontâneas.

A identidade visual de uma empresa é um ativo poderoso e exige um alto grau de profissionalismo para ser bem-sucedida. Na verdade, ela é tão importante quanto os produtos e os serviços oferecidos.

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