O ambiente digital está em constante transformação. O que é eficiente hoje pode ser altamente desnecessário no futuro. Boas ideias, se antecipadas com eficiência pela sua empresa, podem proporcionar ganhos bastante vantajosos de visibilidade e negócios.
Para sempre contar com bons resultados no marketing da sua empresa, você deve manter o olhar voltado para a inovação. A cada dia, novos conceitos ganham os holofotes e são rapidamente adaptados por empresas de diversos segmentos. Você tem que ser capaz de prever esses movimentos e, quando possível, antecipá-los para adaptar as novidades à realidade da sua empresa.
Quer uma ajuda? Então veja a seguir 5 tendências do Marketing Digital que você precisa ficar de olho:
1. Automação de marketing
A verdadeira inteligência de uma campanha não está exatamente em concentrar o máximo de esforços possíveis para obter bons resultados. Na verdade, está em fazer tudo isso de maneira automática. Todos os dias surgem novos mecanismos capazes de desenvolver aspectos das suas campanhas sem que você ou sua equipe tenham que ter a produtividade impactada.
Automatize envios de e-mail marketing, posts em redes sociais ou ofertas especiais, de modo que o seu público tenha um contato contínuo com sua marca.
2. Geomarketing
O marketing voltado para locais específicos é muito mais eficiente ao trazer o público certo para negócios como lojas físicas, restaurantes, entre outros. Não faz sentido trabalhar com campanhas que divulguem essas empresas para gente que está longe delas. Essa é uma das tendências do Marketing Digital que pode ser decisiva para o sucesso de um negócio local: o geomarketing. Ele consiste em implementar estratégias voltadas a atingir localizações específicas como prioridade.
3. Conteúdo efêmero
O Snapchat revolucionou as interações entre as pessoas colocando o foco no conteúdo efêmero: fotos e vídeos que desaparecem depois de 24 horas. Essa é uma das tendências do Marketing Digital que, se bem ativadas, podem trazer um ganho bastante positivo de visibilidade para qualquer marca. O conteúdo efêmero precisa passar a impressão de exclusividade, de maneira que o seu público se sinta privilegiado por conta daquele contato. Experimente com o formato e avalie os resultados obtidos.
4. Marketing em comunidades
Cada vez no Marketing Digital, a tendência é evitar mensagens publicitárias convencionais e optar por meios mais autênticos. Atuar de maneira genuína em comunidades significa fazer com que a sua marca converse e ouça os depoimentos de seus clientes nos espaços em que eles escolhem para se expressar, podendo ser desde grupos até conversas via hashtag.
O foco está em implementar uma comunicação humanizada para cativar a audiência.
5. Big Data
A expressão se refere, em termos simples, a saber como interpretar uma grande quantidade de dados de maneira estratégica, para os objetivos da sua empresa. Para isso, é necessário contar com mecanismos capazes de captar essas informações, que podem ser relacionadas aos hábitos dos seus clientes, performance dos seus produtos, tendências de mercado, entre outros.
Ao se basear em dados ricos e concretos, é possível tomar decisões mais inteligentes.
Tudo pronto para começar a captar mais oportunidades? Boas tendências do Marketing Digital aparecem todos os dias, portanto mantenha o radar ligado e seja capaz de enxergar oportunidades em todos os aspectos do seu mercado e dos serviços oferecidos pela sua empresa.
Continue por dentro das melhores ideias de marketing para atingir os seus objetivos: cadastre o seu e-mail e assine a nossa newsletter!