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A comunicação visual de uma marca é indispensável para promover maior destaque da empresa no mercado. Uma identidade bem planejada, harmoniosa e clara costuma ser assimilada com maior facilidade pelo público-alvo.

Assim, para atrair novos clientes, bem como fidelizar aqueles já conquistados, é importante compreender a importância de se fazer um bom investimento em melhorias da marca, o que proporcionará mais força dentro de um mercado tão competitivo.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas para dar up na comunicação visual da sua empresa e gerar mais oportunidades de negócio:

1. Comece com o logotipo

criação do logo é a base da identidade visual de uma marca, pois é aí que tudo começa. Portanto, sua impressão visual deve reunir atributos que a tornem exclusiva.

O nome figura como ponto de partida, seguindo-se a fonte tipográfica, o símbolo, as cores e os demais elementos que o complementam, como ilustrações, embalagens, papelaria, design do ambiente, banners, folders, entre outros itens.

No momento da criação de uma marca deve-se considerar, ainda, o formato e suas aplicações, as dimensões de redução e aumento para melhor visibilidade em cada veículo de aplicação a ser utilizado.

É importante atentar-se, igualmente, ao significado dos elementos usados. Eles devem proporcionar clareza, transparência à marca, e de preferência, da forma mais simples e direta. A máxima “menos é mais” é sempre bem-vinda — e infalível — quando se trata de comunicação visual de uma marca.

2. Agregue os valores e objetivos da empresa à comunicação visual

Ao definir o logotipo de uma empresa, é importante considerar que toda a identidade visual empregada estará representando o conceito da sua marca. Tudo deve comunicar a ideia da empresa, seus valores, objetivos e missão.

Tomemos como exemplo uma empresa de cosméticos pautada na sustentabilidade e que utiliza insumos orgânicos na sua formulação: o logotipo, a papelaria, as cores e os demais elementos visuais e conceituais terão que, necessariamente, transmitir a ideia de sustentabilidade.

Dessa forma, a marca terá um impacto imediato sobre o público, que saberá identificar os valores da empresa já no primeiro contato.

3. Relacione sua marca ao seu público

Para cada tipo de negócio há um público mais identificado com seu conceito. Tendo isso em vista, é importante promover uma relação clara e específica acerca do conceito da empresa com o público que se pretende atingir.

Alguns materiais promocionais podem ajudar nessa tarefa. Por exemplo: um folder bem elaborado e ilustrado, detalhando o funcionamento do produto, seus componentes e benefícios, nunca se esquecendo de relacionar as informações com os elementos visuais pertinentes ao conceito da marca.

Todo esse cuidado fortalece o reconhecimento da marca no mercado, bem como a identificação do cliente com o negócio, uma vez que, dessa forma, a marca atinge o objetivo de se relacionar diretamente com o público.

4. Invista em propaganda

divulgação da marca é essencial para atingir, literalmente, o público. Explore sua identidade visual em propagandas, dando preferência aos veículos mais presentes no dia a dia das pessoas.

Embora os meios impressos ainda sejam bastante usados, as redes sociais cumprem muito bem esse papel, tendo em vista o intenso tráfego de informações que circulam pela internet constantemente, facilitando a interatividade das pessoas.

5. Promova um engajamento social

Vivemos tempos de intensa preocupação com a preservação ambiental. Nesse cenário, sua marca também pode se diferenciar, ao considerar essa questão.

O grupo de criadores da sua marca pode introduzir, na comunicação visual, conceitos atrelados à ideia ecofriendly, o que pode promover um envolvimento das pessoas com as questões sociais e ambientais.

Por fim, podemos deduzir que o conjunto de elementos que compõem a comunicação visual norteados pelos valores da empresa e com foco bem alinhado ao seu objetivo, terá as condições necessárias para definir seu espaço no mercado.

O impacto da comunicação visual da uma marca é determinante para um satisfatório engajamento com o público-alvo, bem como para garantir sua permanência na memória das pessoas por um bom período.

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